quinta-feira, 7 de abril de 2011

Um pouco de Niterói "CURIOSIDADES " revitalização praças e jardins em niteroi

Um pouco de Niterói "CURIOSIDADES "

A área onde se situa o Jardim São João era anteriormente um grande cemitério indígena, e pertenciam à sesmaria concedida em 1568 aos temiminós. Em 1817 terras de Niterói foram elevada a categoria de Vila, tendo então São Domingos por sede. Mas como o lugar não comportava a edificação de prédios públicos como a Cadeia, a Câmara e o Pelourinho, a sede da Vila acabou sendo transferida para Arraial da Praia Grande, o atual Centro de Niterói. Em 1819, decidiu-se pela transferência. As terras do futuro Jardim São João integravam a fazenda do brigadeiro Manoel Álvares da Fonseca e Costa, que doou as terras em 1820 para a construção do rossio da Vila. Sendo conhecido por muito tempo como Largo do Rossio, ficando o Largo da Memória (atual Praça do Rink), também no Centro de Niterói, reservado para instalação do pelourinho da Vila, e sendo chamado de Largo do Pelourinho.
Assim, o juiz de fora, José Clemente Pereira, primeiro Presidente da Câmara, iniciou neste mesmo ano, naquelas terras, a construção da primeira sede da administração municipal, sendo que a área começou a ser conhecida como Largo de São João.
Em 1824 é inaugurado, sendo lá instalado a Casa da Câmara e Cadeia (prédio que em 1913 será derrubado para construir o Paço Municipal de Niterói), como sede da Câmara Municipal, e que, com a elevação de Niterói à cidade e à capital da Província do Rio de Janeiro, abrigará simultaneamente a Assembléia Legislativa, até 1917 (quando este passou a se instalar em prédio próprio, no novo Centro Cívico, atual Praça da República).

A exemplo do município de Barra do Piraí , que é minha terra natal entendemos que espaços como praças públicas são locais de convívio comunitário perdido com a violênia urbana precisamos resgatar esse costume .



Nenhum comentário: